manufatura

MANUFATURA

Conte com sistema para superar os desafios do segmento de manufatura

Softwares para a redução de custos operacionais e automatização de processos. Ganhe eficiência, agilize a tomada de decisão e garanta diferencial competitivo para o seu negócio. 

Fluxo de informações simplificado e agilidade na tomada de decisão.

Total controle das operações de terceiros.

Em conformidade com a legislação.

M A N U F A T U R A   E N X U T A


É uma filosofia japonesa para eliminar desperdícios e aumentar a competitividade de indústrias. A ideia principal é acabar com desperdícios, utilizando pouco estoque, com flexibilidade, melhorando layouts e assim conseguindo atender as necessidades dos clientes conforme eles querem e na hora em que eles desejam.
Minimizar ou eliminar desperdícios
Como o próprio nome diz, a ideia da manufatura enxuta é fazer mais com menos. Sendo assim, você precisa reduzir até eliminar os desperdícios da sua produção
Esses desperdícios não são apenas itens perdidos, mas qualquer esforço que não era necessário para atender o que o cliente deseja, da forma em que ele deseja.
Sempre há espaço para melhorar (melhoria contínua)
Ao colocar em prática a manufatura enxuta, sua equipe precisa ter em mente a melhoria contínua. Ou seja, nada é perfeito, sempre há espaço para melhorar.
Faça reuniões periódicas com a sua equipe e rode ciclos de melhoria contínua para conseguir extrair cada vez mais resultados com os mesmos ou menos recursos.
Compromisso com a qualidade na produção
Quando uma indústria está reduzindo custos, é preciso tomar cuidado para não comprometer a qualidade dos seus produtos.
Além disso, é preciso sempre buscar a causa raiz das não conformidades da produção, para assim melhorar o processo e reduzir gastos com perdas e devoluções.
Produção Just in Time
A ideia aqui é produzir apenas o necessário, na quantidade necessária e na data necessária.
O objetivo é justamente evitar desperdícios e utilizar seus recursos da melhor forma possível.
Desperdícios que você reduz ou evita utilizando a manufatura enxuta
A manufatura enxuta ajuda a reduzir ou eliminar os 7 principais desperdícios da indústria. Confira a lista de melhorias:

Superprodução 
O primeiro ponto é o desperdício de produzir além do necessário.
Isso é ruim já que utiliza recursos desnecessariamente, aumentando os custos de produção e ainda pode gerar um excesso de estoque, que aumenta o custo de armazenamento.

• Estoque 
O excesso de estoque significa dinheiro parado, já que muitas vezes as indústrias possuem um grande valor em estoque.
Por isso o ideal é ter o mínimo de estoque possível para manter um bom fluxo de caixa e evitar ficar com dinheiro parado.

• Defeitos 
Defeitos e não conformidades geram desperdício de material, mão de obra e dinheiro. Além disso, podem afetar a sua relação com seus clientes.
É por isso que a manufatura enxuta reforça o compromisso com a qualidade e a importância de encontrar a causa raiz dos problemas.

• Transporte 
Essa parte está ligada ao layout de produção e o tempo gasto no deslocamento dos produtos na sua fábrica.
Como essa atividade não agrega nenhum valor ao produto, é preciso otimizar ao máximo para reduzir o tempo de transporte.

• Processamento 
Aqui estão as perdas com atividades desnecessárias durante o processo produtivo.
A manufatura enxuta é capaz de identificar essas falhas e então sua equipe poderá melhorar os processos e aumentar a produtividade.

• Movimentação 
Aqui está o desperdício com movimentações desnecessárias, como o deslocamento dos trabalhadores e máquinas.
Com a manufatura enxuta você consegue identificar essas movimentação e então propor novas rotinas mais produtivas.

• Espera 
Esse desperdício está quando um colaborador ou máquina precisa esperar para avançar na produção. Essa espera é um gargalo e deve ser reduzida o quanto antes.

M A N U F A T U R A   R E V E R S A


Manufatura Reversa Com o crescimento do consumo e o aumento da demanda por matérias-primas, a manufatura reversa vem se tornando uma estratégia fundamental para as atividades produtivas.
Além de reduzir os custos de produção e colaborar com a economia circular, por meio da redução da geração de resíduos, a manufatura reversa garante o cumprimento da legislação ambiental e das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A Manufatura Reversa é uma etapa fundamental da economia circular
Desde a aprovação da PNRS em 2010, um número crescente de empresas passou a implementar sistemas de logística reversa no Brasil. Em seu 33º artigo, a PNRS deixa claro a obrigatoriedade de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio e produtos eletroeletrônicos, estruturarem e implementarem sistemas logísticos para o retorno de produtos pelo consumidor.
Certamente a PNRS foi um marco importante para o desenvolvimento da prática no país, entretanto, outras razões também levaram à consolidação da logística reversa, entre elas, o amadurecimento do conceito de economia circular. Por sua vez, a economia circular propõe um processo produtivo nos quais os resíduos gerados, são reintegrados ao sistema como matéria-prima para a produção de novos materiais.
Essa nova forma de pensar pretende ser uma alternativa à tradicional economia linear, em que a exploração dos recursos naturais é realizada de maneira irracional, sem considerar a finitude desses bens naturais. Tal forma de exploração dos recursos naturais, é responsável pelo processo de aumento no custo da extração de matérias-primas, assim a economia circular seria uma forma de garantir a movimentação de bens de forma sustentável.
Os diversos setores da economia e como eles estão se beneficiando da manufatura reversa
As empresas obrigadas pela PNRS a estruturarem canais de logística reversa para seus consumidores, estão ligadas à produção de produtos perigosos cujo descarte de embalagens ou de produtos pós-consumo, como pilhas e baterias, pode causar sérios danos ao meio ambiente.
Contudo, não apenas esses negócios se beneficiam da logística reversa. Atualmente, empresas de diversos setores estão estruturando sistemas de manufatura reversa, como forma de redução de custos, de adesão à economia circular e de adotar práticas mais sustentáveis.
O processo de manufatura reversa tem como premissa, recolher os materiais distribuídos ao público consumidor para posterior desmontagem, reciclagem ou reutilização. As suas etapas envolvem a coleta, o transporte, o armazenamento, a descaracterização e a reinserção desses materiais na cadeia produtiva.
Para que esse processo tenha sucesso, os fabricantes precisam aderir a sistemas logísticos eficientes e vascularizados. Além disso, a comunicação com o consumidor é fundamental para a manufatura reversa, sendo de extrema importância para o sucesso do sistema.
O planejamento da logística reversa e a importância de parceiros experientes
Em geral, como mencionado, as etapas que devem ser observadas pelo planejamento logístico, envolvem o estabelecimento de pontos de entrega pelos consumidores, a coleta, o transporte seguro e adequado, a descaracterização dos produtos e o tratamento do material para a reciclagem, a reutilização ou o descarte ambientalmente adequado.
                         Saiba como nossa solução beneficiam os segmentos da manufatura

 ALIMENTOS

Automatize os apontamentos e controles da fábrica e otimize os processos diários. Gerencie a qualidade por lotes e tenha alertas automáticos dos prazos de validade. Otimize cargas na sua frota e garanta agilidade na montagem com a emissão de romaneios e relatórios de separação por rota.

CALÇADOS

A cada nova coleção, a competitividade no setor calçadista aumente. Conte com a Senior para ganhar tempo, mercado e novos clientes. Faça o rastreamento dos produtos produzidos, intermediários e comprados, controle estoques e gerencie a operação de maneira integrada.

MADEIRA e MÓVEIS

Planeje e gerencie com eficiência a produção, o controle de qualidade, os custos e os processos da fábrica. Identifique e atribua o consumos de matérias-primas e produtos intermediários, gerencie totalmente as operações de terceiros e controle o estoque de produtos sazonais.

METAL MECÂNICO

Conte com soluções especializadas para o segmento para alcançar excelência operacional e eficiência produtiva. Garanta compliance com a legislação, gerencie as operações de terceiros, controle produção e estoques e simplifique os processos de acompanhamento fabril.

PLÁTICO e BORRACHA

Reduza custos e evite falhas e prejuízos no processo fabril. Gerencie com eficiência o dia a dia da produção, e tenha total controle do seu negócio, da chegada da matéria-prima aos lotes de produtos acabados.

Interessado em nossa solução?
Entraremos em contato com você
Share by: